Universidade Estadual de Maringá

Comissão Central do Vestibular Unificado

VESTIBULAR DE INVERNO 2014

| Home CVU | Home UEM|

Composição e Valoração das Provas

 

COMPOSIÇÃO DAS PROVAS

 

PROVA

COMPOSIÇÃO

1 – Conhecimentos Gerais

40 questões de alternativas múltiplas elaboradas na perspectiva interdisciplinar, envolvendo conteúdos referentes às seguintes matérias do ensino médio: Arte, Biologia, Filosofia, Física, Geografia, História, Matemática, Química e Sociologia. O conteúdo dessa prova será o mesmo para todos os candidatos aos cursos de graduação ofertados pela Universidade.

2 - Língua Portuguesa e Literaturas em L.Portuguesa, Língua Estrangeira e Redação

• 15 questões de alternativas múltiplas de Língua Portuguesa e Literaturas em Língua Portuguesa;

• 5 questões de alternativas múltiplas de Língua Estrangeira (Inglês, Francês ou Espanhol, de acordo com a opção indicada na ficha de inscrição);

• Redação: de 2 a 4 gêneros textuais.

3 – Conhecimentos Específicos

40 questões de alternativas múltiplas referentes a duas matérias (sendo 20 questões de alternativas múltiplas para cada matéria), conforme Tabela de Matérias da Prova de Conhecimentos Específicos.

 

 

 

VALORAÇÃO DAS QUESTÕES OBJETIVAS

 

 

As provas, com exceção da Redação, serão compostas por questões de alternativas múltiplas. As questões de alternativas múltiplas correspondem àquelas que contêm 5 proposições indicadas com os números 01, 02, 04, 08 e 16. A resposta correta será a soma dos números associados às proposições verdadeiras. No caso de todas as proposições serem falsas, a resposta correta, por definição, será 00 (zero zero). Será atribuído o valor de 6,0 (seis) pontos a cada questão respondida totalmente correta.

 

As questões de alternativas múltiplas, desde que as alternativas assinaladas pelo candidato contenham pelo menos uma proposição verdadeira da questão e nenhuma proposição falsa, terão a valoração atribuída conforme tabela a seguir:

 

Número de proposições
verdadeiras da questão

Número de pontos por
proposição verdadeira

1

6,0

2

3,0

3

2,0

4

1,5

5

1,2

 

 

 

 

VALORAÇÃO E AVALIAÇÃO DA REDAÇÃO

 

 

Somente terão a Redação avaliada os candidatos que comparecerem a todas as provas e que obtiverem nota diferente de zero em Conhecimentos Gerais, em Língua Portuguesa e Literaturas, em Língua Estrangeira e em cada uma das matérias que compõem a Prova 3.

 

A Redação terá valoração inteira de 0 (zero) a 120 (cento e vinte) pontos e exigirá do candidato a elaboração de gêneros textuais. O candidato deverá produzir todos os gêneros solicitados, que poderão variar de 2 a 4, a cada concurso vestibular (ver lista dos gêneros textuais indicados no programa de Redação). No entanto, o valor total da Redação será sempre o mesmo: 120 pontos. Essa pontuação será distribuída entre os gêneros textuais solicitados e será indicada no caderno de prova, podendo variar de acordo com a complexidade e o tempo exigido para a produção de cada um. Será desclassificado o candidato que não atingir a nota mínima de 24 pontos na prova de Redação.

 

A fim de garantir a segurança na avaliação do Processo Seletivo, os cadernos da prova de Redação terão suas  capas destacadas e receberão um código gerado e atribuído de forma aleatória pelo sistema computacional, diferente do número de inscrição. Dessa forma, impede-se a identificação do candidato pelo avaliador.

 

A avaliação da redação é realizada por bancas de professores da área de Língua Portuguesa, Linguística e Literatura que recebem treinamento específico para a correção. Para garantir a objetividade no processo de avaliação, utiliza-se de planilhas previamente elaboradas por especialistas, apresentando as possíveis respostas e a pontuação (total ou parcial) a ser atribuída para cada caso.

Na avaliação da redação, serão observados os seguintes aspectos:

·           o atendimento às diretrizes dos comandos;

·           a capacidade de produzir os gêneros textuais solicitados, obedecendo à modalidade culta da língua escrita;

·           a apresentação de ideias, em função da estrutura organizacional do gênero textual solicitado;

·           a compreensão e a interpretação de dados e de fatos que compõem os textos de apoio;

·           o estabelecimento de relações entre as ideias na organização textual.

 

Os gêneros textuais serão avaliados a partir de critérios estabelecidos por especialistas, considerando conteúdo e forma:

 

CONTEÚDO

Objetiva-se avaliar a capacidade de o candidato produzir determinado gênero textual, a partir da leitura da temática proposta na coletânea de textos ou em textos oferecidos como estímulo e apoio, bem como atender às condições de produção estabelecidas no enunciado do comando de cada gênero.

TEMÁTICA

Avalia-se o desenvolvimento da temática pertinente a cada gênero textual solicitado, observando os níveis de exauribilidade do tema, a partir de textos oferecidos como estímulo e apoio à produção escrita.

ATENDIMENTO AO COMANDO OU AO ENUNCIADO

Avalia-se o atendimento às condições de produção expressas no comando de cada gênero textual.

 

FORMA

Objetiva-se avaliar a organização composicional típica do gênero textual solicitado, a coesão e a coerência em função da materialização das ideias e o desempenho linguístico em consonância com a variedade linguística, mas sempre observando a modalidade culta da língua escrita.

ORGANIZAÇÃO TEXTUAL

Avalia-se a estrutura organizacional típica do gênero textual solicitado, considerando os mecanismos de coesão e de coerência necessários para a sua materialização ou textualização.

DESEMPENHO LINGUÍSTICO

Avalia-se o desempenho linguístico a partir da modalidade culta da língua escrita, observando os níveis de construção de parágrafos, frases, períodos, orações, palavras e seus elementos constituintes (ortografia, pontuação, regência, concordância etc.).

 

A nota da Prova de Redação será a soma das notas obtidas em cada um dos gêneros textuais solicitados. O candidato terá nota ZERO em qualquer um dos gêneros textuais se, na Versão Definitiva:

A) não produzir o gênero textual solicitado;

B) fugir à temática proposta a partir dos textos oferecidos como estímulo e apoio à produção escrita;

C) apresentar desestruturação do gênero textual, caracterizada por mistura de gêneros, demonstrando imprecisão ou desconhecimento de sua organização;

D) apresentar alguma marca ou identificação: número de inscrição, nome (completo ou parcial) do candidato, letra(s) inicial(is) de nome e/ou de sobrenome, qualquer forma de assinatura, códigos ou quaisquer palavras ou marcas (inclusive as de corretivo líquido) que permitam a sua identificação. Quando não solicitado pelo comando, o emprego de nome e/ou de sobrenome fictício (inclusive sigla ou abreviatura) equivale a uma marca identificadora e acarreta a nota zero;

E) desenvolver o texto com letra ilegível, em forma de desenho, com códigos alheios à língua portuguesa escrita, com espaçamento excessivo entre letras, palavras, linhas, parágrafos e margens ou apresentar falhas no desempenho linguístico em diversos níveis;

F) escrever a Versão Definitiva a lápis ou a tinta em cor diferente de azul-escuro ou preta;

G) não apresentar seu texto na folha Versão Definitiva ou entregá-la em branco.

 

 

 

DESLIGAMENTO DO PROCESSO SELETIVO

 

 

Estará desligado do processo seletivo, o candidato que se enquadrar em alguma das seguintes situações:

• deixar de comparecer a alguma das provas;

• obtiver nota zero em Conhecimentos Gerais;

• obtiver nota inferior a 20% do valor máximo da Redação, ou seja, inferior a 24 pontos;

• obtiver nota zero em Língua Portuguesa e Literaturas;

• obtiver nota zero em Língua Estrangeira;

• obtiver nota zero em qualquer uma das duas matérias que compõem a Prova 3;

• cometer fraude ou usar meios ilícitos na inscrição ou na realização das provas;

• atentar contra a disciplina e a boa ordem dos trabalhos na sala de provas ou nas suas proximidades.